A ozonioterapia veterinária pode ser considerada uma terapia natural, com poucas contra-indicações e efeitos secundários mínimos. Claro, sempre quando indicada e realizada por uma equipe profissional, com formação adequada.
Em pets é um procedimento de baixo risco, aplicado como um método complementar, aditivo ou restaurativo. Ou seja, em associação com os tratamentos médicos habituais de reabilitação veterinária.
É um procedimento extremamente promissor na reabilitação do nosso animalzinho, pela sua facilidade de aplicação e resultados clínicos. Com uma equipe preparada e um planejamento eficaz de recuperação do seu pet, oferecemos um ambiente correto de recuperação gradual e saudável, respeitando cada paciente e suas limitações.
A ozonioterapia consiste no emprego do gás ozônio como agente terapêutico, proporcionando benefícios ao organismo que vão desde os efeitos sob o sistema imunológico até os sistemas musculoesquelético, vascular e cardiorrespiratório, promovendo estímulo; reparação tecidual; ações bactericidas, fungicida e viricida; aumento do metabolismo; melhora da perfusão e controle dos radicais livres com incremento das ações antioxidantes naturais.
O mecanismo de ação do gás ozônio começa pela sua capacidade de difusão e penetração tecidual, o que proporciona incremento na circulação sanguínea por oxidação e diminuição do tamanho das hemáceas, bem como melhora da oxigenação e redução da agregação plaquetária, possuindo ainda efeitos antálgicos, anti-inflamatórios e imunomoduladores.
Formas de aplicação da ozonioterapia veterinária! Você sabe como funciona?
A Ozonioterapia pode ser aplicada em dois modos:
Local/tópico
Com injeção intramuscular, subcutânea (analgesia), paravertebral, intra/periarticular, retal, vaginal, insuflação de óleo ozonizado, água bidestilada ozonizada (compressa, spray ou banho) e bolsa (bag).
Sistêmica
Através de grande auto-hemoterapia (maior), pequena auto-hemoterapia (menor), insuflação retal ou solução salina ozonizada.
A Ozonioterapia veterinária é indicada para alguns tipos de patologias, são elas:
Infecciosas
bacterianas, virais e fúngicas.
Ortopédicas
degenerativas, traumáticas e infecciosas.
Vasculares
arteriosas, venosas, microcirculatórias e linfáticas.
Neurológicas
infecciosas, vasculares e degenerativas.
Imunológicas
auto imunes e neoplásicas.
Os benefícios da ozonioterapia veterinária dependem da concentração da mistura de ozônio/oxigênio utilizados. Além de estimular os sistemas antioxidantes endógenos, o ozônio tem vários outros efeitos interessantes. Entre eles, podemos destacar o efeito vasodilatador potente que melhora a curva de dissociação da hemoglobina com o oxigênio, melhorando a oxigenação tecidual do nosso amiguinho.
A estimulação da liberação de mediadores da imunidade como os interferons e citocinas também produzem efeitos diretos sobre diversos agentes infecciosos como vírus, bactérias e fungos. Além disso, o aumento da saturação de oxigênio circulante também tem importante efeito anti-inflamatório, muito eficaz como coadjuvante no tratamento de dores crônicas.
Desenvolvido por @360GRAUS Consultoria & Marketing