Eletroterapia Para Seu Pet

Somos especialistas em fisioterapia animal

O que é Eletroterapia

Você sabe o que é eletroterapia para cachorro? Aqui você vai encontrar tudo sobre essa técnica, quando ela é utilizada e quais os benefícios apresenta para o animal. Afinal, o nosso maior objetivo é a recuperação e melhora na qualidade de vida dos nossos pets.

A eletroterapia é um tratamento que utiliza correntes elétricas para aliviar as dores dos músculos do animal. Esse processo também permite que a musculatura seja relaxada e fortalecida. Assim, o tratamento é uma das alternativas para animais que sofrem com atrofias musculares ou cães atletas que precisam de recuperação. As descobertas de tratamentos podem ajudar no controle de dor intensa e na recuperação de pets com atrofias musculares causadas por diversos fatores.

Afinal, nem pensar deixar um membro tão importante da sua família sofrer, e é por isso que não medimos esforços quando o assunto é cuidar da saúde do seu melhor amigo.

Como é feita a Eletroterapia?

Existem dois tipos de eletroterapia: a NMES (Neuromuscular Electrical Stimulation) e a TENS (Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation). A primeira é utilizada para fortalecer os músculos, enquanto o segundo método atua no controle da dor, por meio da aplicação de forma convencional ou do modo burst.

No caso da eletroterapia NMES, acontece a estimulação dos músculos do cachorro, com a utilização de correntes elétricas variadas, que irão criar contrações musculares no organismo canino.

A aplicação da eletroterapia TENS é feita liberando substâncias como endorfinas e encefalinas, a partir de correntes elétricas que são aplicadas de três formas:

  • Convencional, que será utilizada uma injeção com efeito anestésico imediato, com duração do procedimento mínimo de 20 minutos.
  • No modo burst, onde os efeitos podem demorar para começar a aparecer, mas a duração dos resultados pode ocorrer em até 8 horas.
  • Acupuntura canina, que leva o modo burst como método de aplicação, com duração de 30 minutos do procedimento e efeito por até 6 horas.

Para quais situações é recomendado a Eletroterapia

A eletroterapia proporciona uma série de sensações de prazer e promove o bem-estar na saúde do animal. Assim, esse método é indicado para situações de fadiga muscular tanto das articulações quanto na estrutura de tendões dos cães. Também é recomendado quando o animal sente dores intensas, causadas por lesões ou doenças que prejudiquem a musculatura.

A eletroterapia também é indicada quando o animal sofre de atrofia muscular, colaborando para combater os efeitos de desuso dos membros. Ela também é muito útil contra dores causadas por cirurgias, como enxerto muscular ou rupturas musculares, e para animais que sofrem com atrofia por hérnia de disco e osteoartrite, além de cães atletas, que precisam recuperar o desgaste dos músculos rapidamente.

O que mais fazemos pelo seu PET

O que falam do Mundo à Parte