Magnetoterapia Para Seu Pet

Somos especialistas em fisioterapia animal

O que é Magnetoterapia

A magnetoterapia é uma técnica da fisioterapia que estimula o organismo para que ele consiga atingir o seu estado natural e voltar a reagir aos comandos do animal.

Ela se baseia na aplicação de campos magnéticos no organismo de forma terapêutica, através de uma corrente elétrica. Todas as substâncias, sejam elas líquidas, sólidas ou gasosas, sofrem influência do campo magnético. Sua ação irá depender das características de absorção de cada substância. O campo magnético irá atuar reorganizando as células e alinhando suas polaridades. Além disso, o pH do organismo também é equilibrado durante o processo.

É uma terapia indolor e que não emite qualquer tipo de som, o que é uma ótima alternativa para o uso na medicina veterinária, por não trazer desconforto aos pets durante a sua execução.

Benefícios trazidos pela Magnetoterapia

Um dos principais benefícios da magnetoterapia é o fato de ser um procedimento completamente indolor para o pet. Além disso, não é invasivo, ou seja, não exige qualquer tipo de manipulação excessiva, cortes ou furadas, além de ser bastante versátil em suas formas de aplicação, com uso de bobinas planas, campo envolvente – túnel ou colchonetes.
O tratamento deve ser feito de modo personalizado para cada paciente.

Vamos agora entender alguns dos benefícios que a Magnetoterapia traz para a saúde do seu pet:

Redução da dor e dos processos inflamatórios: Um dos benefícios mais marcantes da magnetoterapia está na redução da dor e da inflamação. Atua diretamente nas terminações nervosas, além de causar um relaxamento na musculatura.

Estimula a consolidação óssea: Um dos objetivos de utilizar a magnetoterapia no pós-operatório imediato é por conta de sua ação direta na cicatrização óssea. A terapia atua no mecanismo de absorção de cálcio pelos ossos, estimulando o osso a se regenerar mais rápido, reduzindo assim o tempo de recuperação após uma cirurgia, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes com alterações osteoarticulares.

Redução do estresse: Outra vantagem, é a redução do estresse. Pets que se sentem ansiosos, seja por fatores físicos, como a dor, ou emocionais, como a ausência dos tutores ou a existência de traumas, podem se beneficiar com os efeitos tranquilizantes da terapia.

Melhora dos padrões de sono: Além de reduzir o estresse, a magnetoterapia também faz com que os animais passem a dormir muito melhor. E, com isso, toda a saúde acaba melhorando, já que boas noites de sono são revigorantes e ajudam na regeneração celular.

Melhora dos níveis de energia: Pets cansados e apáticos também costumam demonstrar melhoras nos níveis de energia após algumas sessões de magnetoterapia. Isso é ocasionado tanto pela redução de seus sintomas como pelo equilíbrio promovido pela terapia no organismo.

Controla hipertensão: Cada vez mais, animais de estimação sofrem com alterações na pressão arterial. Muitas vezes isso é ocasionado por problemas como doença renal crônica, alterações na tireoide e a existência de problemas cardíacos. Um dos efeitos da magnetoterapia é o equilíbrio da pressão.

Fortalecimento do sistema de defesa: A renovação celular e o aumento do fluxo de sangue pelo organismo são essenciais para a melhora do sistema imunológico de nossos pets.

Reparação de células e tecidos: Novamente, o fluxo sanguíneo melhorado faz com que a cicatrização e os processos variados de renovação das células sejam otimizados. Assim, tecidos são mais rapidamente reparados e todo o organismo sai ganhando.

Melhora da circulação: A melhora da circulação também é algo essencial para garantir o bom funcionamento dos órgãos. A vasodilatação resultante do relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos, faz com que os nutrientes cheguem de forma mais precisa no local afetado, além de contribuir com a eliminação de toxinas.

Estímulo da produção de proteínas: Por fim, a magnetoterapia também é uma importante aliada para a melhora da produção de novas proteínas. Um bom exemplo é o colágeno, essencial para os ossos, músculos e tecidos relacionados à pele, o que faz com que a reparação dessas estruturas seja muito mais rápida.

O que mais fazemos pelo seu PET

O que falam do Mundo à Parte