Cinesioterapia Para Seu Pet

Somos especialistas em fisioterapia animal

O que é Cinesioterapia

A cinesioterapia é um conjunto de exercícios aplicados aos pacientes em reabilitação, que favorecem o ganho de massa muscular, melhora no equilíbrio e tato, aumento da sensibilidade nervosa e principalmente devolução mais rápida da condição normal do animal.

Dependendo do objetivo terapêutico, se escolhe um exercício específico, que consiste em aumentar o ângulo de flexão e extensão das articulações, superar obstáculos, mobilizar a coluna e estimular o corpo a aumentar seu equilíbrio.

Esse tratamento engloba o alongamento, fortalecimento, reprogramação, mobilização e estabilização dos músculos, com o objetivo de prevenir as principais afecções possíveis em um pós-operatório de uma cirurgia ortopédica.

É uma técnica que deve ser realizada por um Médico Veterinário, para que seja realizada corretamente e não traga prejuízos à recuperação do animal por um esforço excessivo.

Como é feita a Cinesioterapia?

Os exercícios podem ser classificados em duas formas: movimentação passiva (PROM – Passive Range of Motion) e movimentação ativa (AROM – Active Range of Motion).

  • Movimentação passiva: São exercícios passivos que consistem na flexão e extensão suave das extremidades, sendo geralmente empregada na terra, mas também tem grande eficácia quando aplicada em meio aquático, sofrendo uma leve pressão da água e consequente relaxamento dos músculos, uma vez que o animal deve estar em repouso e não provocar nenhum movimento por conta própria. A utilização de um goniômetro pode auxiliar o profissional na medição da amplitude dos movimentos para posteriormente ser comparado aos do membro não afetado. Essa técnica é indicada para aumentar e melhorar respectivamente a amplitude articular (evitando retração da cápsula articular) e mobilidade, promovendo uma drenagem linfática e venosa no membro.
  • Movimentação ativa: São exercícios que promovem a contração e extensão dos músculos e articulações realizados pelo próprio animal, aumentando a força muscular, a coordenação motora e a função do membro.

 

Mas é sempre bom lembrar que, para qualquer tipo de exercício, deve ser feito um alongamento no animal para diminuir a tensão dos músculos, mesmo em fisioterapias por movimentação passiva. No alongamento passivo o veterinário aplica uma força externa e controla a direção e duração do alongamento, enquanto que no alongamento estático os músculos e tecidos conectivos são alongados de forma estática.

Por isso é tão importante ter um acompanhamento de um profissional competente quando o assunto é sobre o bem estar do seu pet.

O que mais fazemos pelo seu PET

O que falam do Mundo à Parte