A cinesioterapia é um conjunto de exercícios aplicados aos pacientes em reabilitação, que favorecem o ganho de massa muscular, melhora no equilíbrio e tato, aumento da sensibilidade nervosa e principalmente devolução mais rápida da condição normal do animal.
Dependendo do objetivo terapêutico, se escolhe um exercício específico, que consiste em aumentar o ângulo de flexão e extensão das articulações, superar obstáculos, mobilizar a coluna e estimular o corpo a aumentar seu equilíbrio.
Esse tratamento engloba o alongamento, fortalecimento, reprogramação, mobilização e estabilização dos músculos, com o objetivo de prevenir as principais afecções possíveis em um pós-operatório de uma cirurgia ortopédica.
É uma técnica que deve ser realizada por um Médico Veterinário, para que seja realizada corretamente e não traga prejuízos à recuperação do animal por um esforço excessivo.
Os exercícios podem ser classificados em duas formas: movimentação passiva (PROM – Passive Range of Motion) e movimentação ativa (AROM – Active Range of Motion).
Mas é sempre bom lembrar que, para qualquer tipo de exercício, deve ser feito um alongamento no animal para diminuir a tensão dos músculos, mesmo em fisioterapias por movimentação passiva. No alongamento passivo o veterinário aplica uma força externa e controla a direção e duração do alongamento, enquanto que no alongamento estático os músculos e tecidos conectivos são alongados de forma estática.
Por isso é tão importante ter um acompanhamento de um profissional competente quando o assunto é sobre o bem estar do seu pet.
Desenvolvido por @360GRAUS Consultoria & Marketing