A Hidroterapia para pets, é um método terapêutico utilizado para o tratamento de disfunções físicas. As propriedades de assistência e resistência que a água promove favorecem aos profissionais e pacientes a execução de programas voltados para melhora da amplitude de movimento, através de exercícios que melhorem a resistência, recrutamento muscular, além de facilitar os treinamentos de deambulação e equilíbrio.
A hidroterapia pode ser utilizada em diversas patologias, como artroses, patologias da coluna, tratamentos pós-cirúrgicos em ortopedia, displasia coxo-femural, entre outras. Na maior parte desses problemas é utilizada conjuntamente com outras terapias, inclusive a medicamentosa, mas como fisioterapia é considerada a melhor opção.
A hidroterapia é a terapia por meio da água. As propriedades físicas da água fazem da terapia aquática um dos exercícios mais benéficos para cães, pois diminui a ação da gravidade no animal incapacitado, que na água torna-se capaz de caminhar sem ajuda, proporcionando efeitos fisiológicos relevantes que se estendem a todos os sistemas.
Desta forma, a hidroterapia para fins terapêuticos pode ser utilizada em uma ampla variedade de problemas orgânicos, podendo ser associada aos efeitos de calor e frio, quando a água é aquecida ou resfriada.
Modificações fisiológicas podem ocorrer durante o exercício em água aquecida como aumentos da freqüência respiratória, do suprimento sangüíneo para os músculos, da circulação periférica, da freqüência cardíaca e da taxa metabólica e diminuição da pressão sangüínea e relaxamento muscular geral. Na água gelada, as principais mudanças fisiológicas são diminuições no metabolismo celular, na diminuição da permeabilidade capilar e alívio da dor. Quanto maior a variação térmica, maior será o efeito fisiológico produzido, desde que outros fatores sejam iguais.
A hidroterapia animal pode ser utilizada no tratamento de:
Hidroterapia na ortopedia veterinária: prevenção e recuperação de atrofias musculares, ruptura de ligamento cruzado, artrose, displasia coxofemoral e outros.
Hidroterapia na neurologia veterinária: patologias discais (hérnias de disco), mielopatia degenerativa, síndrome de cauda equina, traumatismo medular e outros.
Hidroterapia no emagrecimento canino: ótima opção na constituição de programas especiais de combate a obesidade.
Planejamento de condicionamento muscular e cardiorrespiratório para cães atletas.
Não se tem como definir um tempo, ou quantas sessões de hidroterapia será necessária para o animal, pois isso vai depender do caso clínico dele e de como cada animal vai responder ao seu tratamento.
Lembre-se de que a Hidroterapia é um tratamento muito eficaz, mas que pode funcionar em curto, médio e, em alguns casos, longo prazo. Dessa forma, precisamos ter paciência para perceber os resultados em cada animalzinho.
E só para você se tranquilizar, os pets amam fazer hidroterapia, então, não há motivo nenhum para se preocupar. O que acontece é que, na maioria das vezes, os cachorros gostam das sessões, pois percebem que os procedimentos trazem conforto para eles.
Cada animal aparece no consultório com um grau de dor, então não temos como dizer quanto tempo irá durar, e normalmente fazemos sempre uma manutenção para que o seu pet não tenha mais dor.
Desenvolvido por @360GRAUS Consultoria & Marketing