A magnetoterapia ou terapia bioenergética é uma técnica que equilibra a energia eletromagnética do corpo, promovendo a saúde e autocura através do uso de magnetos.
Ela tem sido usada como método de cura para doenças por mais de 4000 anos, e assim como a acupuntura, há mais de 2000 como método de tratamento dentro da Medicina Tradicional Chinesa e Japonesa.
As mudanças no campo eletromagnético do corpo podem causar profundas alterações mentais, emocionais e físicas, principalmente com a crescente toxicidade de fontes externas como o 5G, que podem trazer sérias consequências para a saúde do seu pet.
Os animais estão profundamente conectados com a frequência magnética da terra, tanto que podem sentir com meia hora de antecedência a chegada de uma tempestade. E é realmente importante para o bem-estar geral dos pets manter seu campo magnético equilibrado e saudável.
Magnetoterapia, isto é o uso de campos magnéticos para o tratamento de várias condições de saúde, é usada há muitos anos, mas pouco compreendida. Tem sido utilizada há muito tempo na medicina humana, mas só recentemente tornou-se popular na medicina veterinária.
A magnetoterapia é uma técnica muito utilizada por fisioterapeutas que pode ajudar o seu pet, principalmente para a reabilitação de pacientes. A técnica se baseia na formação de campo eletromagnético através de bobinas, imãs ou corrente elétrica. É uma técnica natural que não utiliza nenhum medicamento em conjunto e é utilizada para diversas patologias. Além disso, ele não causa nenhum tipo de desconforto, assim como não possui efeitos adversos e não é invasivo.
Nos últimos tempos, a magnetoterapia, tem ganhado força como escolha de tratamento entre os donos de pets, por ser considerado um método seguro e eficiente para ajudar na cura e alívio de várias desordens, frequentemente proporcionando um resultado positivo sem efeitos colaterais. Este tipo de tratamento, costuma ser utilizado junto com outras terapias, como medicações tradicionais, pré e pós cirúrgico, hidroterapia, entre outros.
Por trabalhar com os sistemas do corpo como o nervoso, imunológico, endócrino e circulatório, a magnetoterapia, através da ação dos magnetos, atua diretamente nas funções básicas das células do organismo, sendo um poderoso método de tratamento.
O campo magnético, ao ser aplicado no corpo trabalham naturalmente com os componentes das células, como os minerais, água, proteína etc. e movem os íons e os eletrólitos, aumentando as vibrações e estimulando as reações químicas do corpo enquanto o corpo gera energia, acelerando a eliminação de toxinas, oxigenando o sangue, o reequilíbrio das funções bioquímicas das células, aumento de potencial elétrico das células, aumento da permeação da membrana celular, repolarização da membrana celular, movimentação de líquidos no corpo e nutrindo as áreas do corpo onde os magnetos são posicionados. O fluxo sanguíneo do seu pet e o metabolismo trabalham muito mais rápido, trazendo resultados em menor tempo do que em humanos.
Por ser uma terapia indolor e não invasiva, não exige nenhum tipo de manipulação excessiva, é versátil na forma de aplicação – usa-se bobinas planas ou tubos – sendo uma excelente alternativa de tratamento por não causar nenhum tipo de desconforto no animal durante a sessão. Alguns dos benefícios dessa terapia são:
- Redução da dor e dos processos inflamatórios: ela atua diretamente nas terminações nervosas, relaxando a musculatura;
- Estimula a consolidação óssea: excelente para o pós-operatório por auxiliar na cicatrização óssea, pois ela atua na absorção do cálcio pelos ossos, o que estimula a sua regeneração mais rápido, reduzindo o tempo de recuperação;
- Redução do Stress: animais ansiosos, seja por dor física ou emocionais (ausência dos tutores ou traumas) se beneficiam com os efeitos tranquilizantes da terapia;
- Melhora os níveis de energia: para pets cansados e apáticos, costumam demonstrar melhora nos níveis de energia pela redução dos sintomas e pelo equilíbrio proporcionado pela terapia;
- Controla a Hipertensão: equilibra a pressão em animais com doença renal crônica, alteração na tireoide e problemas cardíacos;
- Reparação de células e tecidos: por melhorar o fluxo sanguíneo, acelera o processo de cicatrização e renovação celular;
- Melhora na circulação: a vasodilatação que acontece durante a terapia, permite que os nutrientes cheguem de forma mais precisa nos locais afetados, assim como elimina as toxinas;
- Estímulo de produção de proteína: entre eles o colágeno, sendo ele essencial para a reparação das estruturas dos ossos, músculos e tecidos relacionados à pele.
A partir desses benefícios, vamos há alguns problemas de saúde que podem ser tratados com os magnetos:
- dor aguda e crônica;
- contraturas musculares;
- edemas (inchaços);
- cicatrização de feridas;
- consolidação óssea;
- recuperação de fraturas;
- tendinopatias;
- problemas circulatórios;
- contusões e hematomas;
- artrites e artroses;
- neurites/ dor neuropática;
- disfunção cognitiva (Alzheimer canino);
- osteoporose;
- constipação e fecalomas.
Em casos de epilepsia, a magnetoterapia tende a alinhar os impulsos nervosos do animal e reduzir as crises, melhorando consideravelmente a qualidade de vida desses pacientes.
Vale lembrar que ela é uma terapia complementar que deve ser realizada por médicos veterinários fisiatras (fisioterapeuta), que prescreverá um tratamento completo de forma individual de acordo com cada caso.
Praticamente não existem contraindicações a esta terapia, mas devemos tomar algumas precauções nesses casos:
- Feridas recentes;
- Pacientes gestantes;
- Hipotensão;
- Infecções cutâneas por fungos;
- Pacientes com câncer.
Existem vários métodos de magnetoterapia, para condições mais complexas é recomendável que converse com um veterinário com conhecimentos na área de magnetos e acupuntura, pois a combinação dos dois métodos pode acelerar o processo de cura.
Como método auxiliar ao tratamento, você pode usar a magnetoterapia de forma individual também em casa através de colares, tapetes ou colchões, pulseiras, casacos magnéticos para ajudar na cura do seu pet. Entre eles o melhor para gatos e cachorros são os tapetes ou colchonetes magnéticos. Eles permitem que eles tenham liberdade de decidir quando precisam ou querem dormir nos magnetos e por quanto tempo querem ficar. Os colares são muito bons, mas não devem ser usados de forma contínua.
Agora você pôde compreender melhor o que é a magnetoterapia e como essa é uma técnica que pode ajudar bastante no alívio de dores e no tratamento de uma série de problemas de saúde em nossos pets. Nós, do Mundo à Parte, oferecemos essa terapia para os nossos pacientes e contamos com profissionais altamente qualificados para conduzir as sessões.